© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com

Olá, você pode usar o formulário abaixo para falar com a gente, mandar um "OI", tirar uma dúvida, fazer um elogio, criticar, enfim, o que o seu coração mandar =)
O que você achou do nosso Blog? RuimNão muito bomBomMuito bomÓtimo!O que você achou do nosso Blog?

www.cleoebetoporai.com

Todos os direitos reservados

Política do Blog

  • Facebook
  • Pinterest
  • Instagram
  • Cleo Araujo

Vinícola Courmayeur : Roteiro Cela da Cave

Atualizado: Jan 31

A História da Vinícola Courmayeur


A Vinícola Courmayeur está localizada na cidade de Garibaldi, no Rio Grande do Sul, desde o ano de 1976. A escolha da região foi devido ao solo basáltico e clima ameno.


Na sombra do flamboyant degustamos um dos 5 rótulos

A vinícola foi criada por um grupo de amigos amantes do vinho e também por investidores estrangeiros, que já reconheciam internacionalmente o potencial da vitivinicultura no Brasil.


A inspiração para o nome “Courmayeur” veio de uma cidade na comuna italiana da região do Valle d’Aosta, na fronteira com o território francês.

Em 2003, a Família Nicolini Verzeletti assumiu a vinícola, aprimorando a qualidade dos vinhos e espumantes, tornando-se assim uma referência nacional.


Rótulos da Vinícola Cormayeur servidos na degustação

Hoje, a Vinícola Courmayeur conta com 22 produtos, elaborados sob coordenação da enóloga Mayra Dias.


O Roteiro Cela da Cave


Liberdade (ou não) inspira novo roteiro de enoturismo da Courmayeur Espumantes e Vinhos. Isto porque a degustação ocorre de uma maneira diferente do convencional. Os cinco rótulos para degustação são apresentados num passeio pela vinícola. 


Pergolado ambientado com gaiolas remete ao aprisionamento

O tour é conduzido pela enóloga Talita Verzeletti, que, com a irmã, Gílian Nicolini Verzeletti, e o pai, Mario Verzeletti, administram a Vinícola Courmayeur há 18 anos. 


Rótulo servido no exuberante flamboyant

Este tour, que podemos chamar de um passeio, é feito de uma forma leve e com surpresas pelo caminho.  Inicia numa caminhada ao ar livre em dois ambientes que inspiram liberdade, de onde é possível apreciar a vista da propriedade num mirante, embaixo de um gazebo, na sombra de um flamboyant. 





Logo após passar pelos tanques da vinícola, que é a área industrial da propriedade,  acontece o “gran finale” na Cela da Cave, que é uma adega gradeada. Algo totalmente inédito no mundo do enoturismo


Ponto alto do roteiro: adega gradeada chamada de "Cela da Cave"

A Cave que deu origem à Vinícola (uma das mais antigas vinícolas da região, inclusive), está abaixo do nível da rua. Lá estão “aprisionados” os vinhos históricos da Courmayeur, à espera de serem “libertados” das garrafas. É também na cave escura onde o visitante é conduzido a uma reflexão sobre a ausência de liberdade e um brinde com o quinto e último rótulo a ser degustado. 


Vista do pergolado onde fica o ponto mais alto da Vinícola

O roteiro Cela da Cave é resultado de um trabalho desenvolvido por meio do Investe Turismo, programa do Sebrae, Ministério do Turismo e Embratur, que tem por objetivo acelerar o desenvolvimento, aumentar a qualidade e a competitividade e gerar empregos em rotas turísticas estratégicas do Brasil.


A Ivane Fávero, turismóloga, mestre em turismo, especialista em Enoturismo, e  também à frente de um blog com muitas dicas pela região, o Viajante Maduro, foi atuante  como consultora do Sebrae/RS no projeto e declarou: “Lembrei que, alguns anos atrás, o seu Mario, quando me apresentou a empresa, nos levou até aquela cela e nos ofertou um Lambrusco, que é um vinho singular que essa empresa faz. Isso para mim ficou inesquecível. Buscamos, então, recriar esse aspecto, mas trazendo uma outra reflexão, também olhando para o mundo, para as pessoas, para as necessidades, para as dores do mundo atual. E foi aí que começamos a falar da prisão e do oposto disso, que é a liberdade.”


Nossa experiência com o Roteiro Cela da Cave



Este roteiro da Vinícola Courmayeur, Cela da Cave, é com certeza um convite para um tour cheio de simbologia, que proporciona ao visitante conhecer a história de uma vinícola familiar fundada em 1976.


Na cela da Cave, abaixo no nível da rua estão os vinhos históricos da Vínicola, "aprisionados" á espera de serem "libertados".

Por lá, é possível degustar cinco rótulos da propriedade e ter a experiência de sentir a liberdade com o visual da belíssima paisagem da região.


Quinto e último rótulo do roteiro Cela da Cave

Ao longo do caminho, você se inspira com as placas, que contêm dizeres de autores célebres, contribuindo para a atmosfera, como: “Mas onde se deve procurar a liberdade é nos sentimentos. Esses é que são a essência viva da alma”. Para, no final, sair dessa sensação de liberdade para a cela da Cave, que aflora outro sentimento, o aprisionamento. É um belo convite para reflexões. 


INFORMAÇÕES

Duração: aproximadamente 40 minutos  

Onde: Courmayeur Espumantes e Vinhos - Av. Garibaldina, 32, acesso secundário ao Vale dos Vinhedos, Garibaldi - RS

Quando: sextas, sábados e domingos, às 11h e às 15h (duração de aproximadamente 40 minutos). É necessário reserva antecipada. É possível realizar a visita em feriados, com agendamento prévio. 

Quanto: R$ 35 (inclui taça personalizada e degustação de cinco rótulos). 

Mais informações, agendamentos e reservas: pelo telefone (54) 3463.8517, pelo e-mail turismo@courmayeur.com.br ou no site www.courmayeur.com.br/contato.


Além do Roteiro Cela da Cave, os visitantes da Vinícola Courmayeur podem fazer refeições no Bistrô La Fermata, aos sábados e domingos, das 10h30min às 17h, e adquirir produtos na loja, de segunda a domingo, inclusive feriados, das 9h30min às 17h. 


Esta visita a Vinícola Gourmayeur foi um convite da Secretaria de Turismo de Garibaldi, mas as opiniões aqui escritas são totalmente pessoais. Compartilhamos experiências que gostamos e aprovamos. Leia mais sobre a POLÍTICA DO BLOG.



Programe sua viagem:

Passagens com buscador Skyscanner

Encontre seu hotel no Booking

Viaje conectado e com chip entregue em casa

Faça sua cotação Seguro Viagem com os melhores preços garantidos

Alugue seu carro na Rentcars em até 12 vezes


Mais dicas para conferir na Serra Gaúcha

Vindima Cooperativa Vinícola Garibaldi 2020: Degustação às Cegas

Vindima 2020: colheita e pisa da uva em Garibaldi

Tour Fascínios da Vindima em Bento Gonçalves

Garibaldi Vintage: uma volta ao passado

Cooperativa Vinícola Garibaldi: Experiência "Taça&Trufa"

Dica de hospedagem em Garibaldi RS- Hotel Dall'Onder Ski

Trufas Devorata - uma experiência sensorial em Garibaldi RS

Tour Turístico tim-tim em Garibaldi RS

Turismo Rural em Gramado: Olivas de Gramado

Museu Geológico em Gramado- Geo Museu

Roteiro Otávio Rocha Vila Colonial no RS

Onde ficar em Otávio Rocha- Flores da Cunha

O primeiro bar com vinho encanado do Brasil se encontra em Bento Gonçalves RS

36 visualizações