© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com

Olá, você pode usar o formulário abaixo para falar com a gente, mandar um "OI", tirar uma dúvida, fazer um elogio, criticar, enfim, o que o seu coração mandar =)
O que você achou do nosso Blog? RuimNão muito bomBomMuito bomÓtimo!O que você achou do nosso Blog?

www.cleoebetoporai.com

Todos os direitos reservados

Política do Blog

  • Facebook
  • Pinterest
  • Instagram
  • Cleo Araujo

Dica em Porto Alegre: Parque Moinhos de Vento - Parcão

Atualizado: Fev 5

O que Porto Alegre tem?


Porto Alegre é uma capital com um grande fluxo no aeroporto, mas o destino final é quase sempre a Serra Gaúcha. A Serra é linda, com certeza, e não por acaso, um dos lugares mais desejados do Brasil.


Mas como moradores de Porto Alegre, queremos mostrar que a nossa cidade também tem muito a oferecer e que pode sim ser incluída no roteiro turístico pelo sul do Brasil. Em conjunto com um grupo de criadores de conteúdo, o Coletivo TraveleRS, resolvemos promover a capital do estado do Rio Grande do Sul e mostrar o que Porto Alegre tem.

Como somos fãs de uma área verde – nas nossas viagens, sempre damos um jeito de incluir uma visita a parques ou praças –, viemos mostrar que Porto Alegre tem áreas verdes incríveis para usufruir e uma delas é o Parque Moinhos de Vento

História do Parque Moinhos de Vento


O Parque Moinhos de Vento, também chamado carinhosamente pelos moradores de Parcão, conta com uma área de 11 hectares. É um parque muito frequentado para várias atividades de lazer, mas poucos sabem da sua história.

O Parque foi inaugurado em 1972 e tem sua origem no século XVIII, quando Antônio Martins Barbosa, vindo de Minas Gerais, estabeleceu-se com seu moinho de vento no espigão, onde hoje se situa a Avenida Independência, que é próxima ao parque. Uma réplica do moinho açoriano da época se encontra até hoje no parque

Atualmente, o parque é considerado o pulmão verde de um dos bairros mais nobres de Porto Alegre, mas já foi o local do antigo Hipódromo da cidade, que logo, por falta de espaço, foi transferido para outro lugar. Também foi local do Estádio da Baixada, primeira casa do Grêmio. E finalmente em 1972, um decreto assinado pelo prefeito da época, denominou o local como Parque Moinhos de Vento.


O que oferece o Parque Moinhos de Vento (Parcão)


O parque oferece uma ótima infraestrutura de lazer. Por lá, eventualmente ocorrem eventos como feiras de artesanato, dança e shows.

Cortado pela Avenida Goethe, o parque tem 2 lados distintos, e desde as primeiras horas da manhã até o final da tarde é procurado para caminhadas, corridas leves, passeios de bicicletas, prática de yoga, atividades esportivas, piqueniques, passeios com os cachorros, contemplação e muitas outras atividades que só uma boa área verde pode oferecer.

 

O lado norte do Parcão conta com a infraestrutura mais voltada para os esportes. Nesta área se encontram quadras de tênis, cancha de bocha, pistas de patinação e de atletismo, quadras polivalentes e campo de futebol, além de uma pequena praça para o público infantil e o espaço pet (também chamado de cachorródromo). 



O lado sul é um convite para relaxar nos diversos bancos espalhados pelo parque e também o lado mais frequentado para passeios, caminhadas, corridas leves, atividades de yoga e piqueniques.  

Deste lado se encontram a réplica do moinho e à sua volta, o lago artificial habitado por tartarugas, gansos, marrecos e peixes, que são um grande atrativo e diversão para a criançada.

Nele se encontra também uma obra de Carlos Tênius, que é uma homenagem a Castelo Branco.

Para o público infantil tem também o espaço especial para recreação, onde fica a biblioteca, com balanços e escorregadores feitos com toras de eucalipto.

Todo dia é dia de Parcão, mas no final de semana ele lota desde as primeiras horas da manhã. O povo aparece e vão se formando as rodas de chimarrão, grupos de caminhada e bate papo, tudo num clima de descontração total. 

 

 Pra fechar, o parque ainda conta com uma área no lado sul de bares e cafés, que são uma boa opção para almoço ou um lanche.


Onde: localizado no Bairro Moinhos de Vento, é contornado pelas ruas 24 de Outubro, Mostardeiro, Travessa Comendador Caminha e cortado pela Av. Goethe, em Porto Alegre/RS.

 


Para saber mais do projeto “O que Porto Alegre tem?” e outras ações de divulgação do Coletivo TraveleRS siga o Instagram @coletivotravelers, hashtags #oqueportoalegretem e #coletivotravelers


Leia mais sobre a POLÍTICA DO BLOG.


Mais dicas para conferir de Porto Alegre

Passeio Cultural no centro de Porto Alegre

Porto Alegre- City tour pela cidade

Aluguel de bicicletas elétricas em Porto Alegre


Programe sua viagem:

Passagens com buscador Skyscanner

Encontre seu hotel no Booking

Viaje conectado e com chip entregue em casa

Faça sua cotação Seguro Viagem com os melhores preços garantidos

Alugue seu carro na Rentcars em até 12 vezes


44 visualizações2 comentários