© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com

Olá, você pode usar o formulário abaixo para falar com a gente, mandar um "OI", tirar uma dúvida, fazer um elogio, criticar, enfim, o que o seu coração mandar =)
O que você achou do nosso Blog? RuimNão muito bomBomMuito bomÓtimo!O que você achou do nosso Blog?

www.cleoebetoporai.com

Todos os direitos reservados

Política do Blog

  • Facebook
  • Pinterest
  • Instagram
  • Cleo Araujo

Chapada dos Veadeiros: o que você precisa saber antes de ir

Atualizado: Jan 25

O que nos levou a conhecer a Chapada dos Veadeiros foi a nossa paixão pela natureza. Entre cachoeiras e paredões rochosos, esta área de preservação nacional nos encantou com as belas paisagens que vimos.


Mais do que ir até a Chapada dos Veadeiros para ver de perto e poder fazer nossos registros, voltamos com ensinamentos do quanto esta área é importante para o ecossistema sendo o berço hidrográfico nacional.


Por isso a importância que salientamos do acompanhamento por guia pela região. A nossa experiência se tornou mais rica na Chapada dos Veadeiros com todas as explicações que ouvimos através do guia, que na maioria deles são moradores da região e sabem com riqueza de detalhes muitas informações para compartilhar.



A Chapada dos Veadeiros também é conhecida como sendo um dos lugares mais místicos do país, pela abundância de cristais em seu solo, por estar sob uma enorme placa de quartzo e pelo paralelo 14, que é a linha imaginária que atravessa Machu Picchu, Peru, e também corta Alto Paraíso.

Segundo os místicos, esses fatores protegem a cidade de desastres naturais e proporcionam boas vibrações. Faz também com que a região seja muito energizada.


Várias cachoeiras com as mais variadas alturas, e com variação do volume de água conforme a época que forem ( vamos falar mais adiante sobre isso). Para chegar a algumas delas, é necessário percorrer trilhas que variam de 2 km a 10 km, considerando a ida e a volta. Alguns dos caminhos são planos em grande parte e bem sinalizados, enquanto outros apresentam nível de dificuldade mais elevado por terem terreno íngreme e acidentado.


O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE IR A CHAPADA DOS VEADEIROS


COMO CHEGAR A REGIÃO DA CHAPADA DOS VEADEIROS

A Chapada dos Veadeiros esta situada no estado de Goias, abrangendo vários municípios, como Cavalcante e Alto Paraíso de Goias. Distante 230 km de Brasília.


Estrada que liga Brasília a Chapada Dos Veadeiros

A forma mais fácil de chegar a Chapada dos Veadeiros é alugando um carro em Brasília, onde chegamos com um voo direto de Porto Alegre (nossa cidade de moradia). Vimos alguns sem carro, mas não aconselhamos, pois a região é espalhada, e o carro se faz necessário para deslocamentos.


Mas se optar pelo ônibus, a principal viação que faz o trajeto de Brasília X Alto Paraíso X Vila de São Jorge, é a viação Santo Antônio. Os ônibus partem da Rodoviária do Plano Piloto em Brasília.


Devem estar perguntando se é necessário o carro 4x4. Não, pode ser um carro normal, mas sabendo que tem estradas com acessos mais precários e que devem ir devagar.

Nossa opção foi o compacto kwid pesquisado no site de busca Rental Cars.


ONDE FICAR NA CHAPADA DOS VEADEIROS:


Aconselhamos ficar em Alto Paraíso ou na Vila de São Jorge. Optamos pela simpática e rústica vila de São Jorge. Depois de pesquisar em vários blogs, que já tinham passado pela região, onde lemos opiniões diferentes nesta questão, acabamos fazendo a nossa opção pela Vila.


Adoramos ter ficado na Vila de São Jorge, pelo clima charmoso e rústico, e por sentirmos mais a "vibe" da Chapada Dos Veadeiros. A escolha da pousada influenciou muito nossa decisão.

Leia mais neste post onde ficar na Chapada dos Veadeiros


Quanto a distância das atrações, só achamos mais complicado em um dos dias, na ida para Cavalcante onde fica a famosa e imperdível Cachoeira de Santa Bárbara. Mas um dia gente, não foi nada para as 4 noites que ficamos por lá. Muitas atrações são no caminho entre Alto Paraíso e São Jorge, e o Parque Nacional é na própria Vila.


Cachoeira de Santa Bárbara

SERVIÇOS NA CHAPADA DOS VEADEIROS:



Posto De Gasolina: Na época que fomos só existia um posto de gasolina na saída da cidade de Alto Paraíso, não deixe de abastecer o carro nele, e lembrando  que a gasolina pode ser escassa, então evite ficar com tanque vazio.



Bancos: Somente no centro da cidade de Alto Paraíso existem bancos. Sendo o Itáu, Banco do Brasil, e uma Lotérica. Aconselhamos levar dinheiro, pois as entradas das atrações e muitos restaurantes não dispõe de cartão de credito. E não conte muito com sacar dinheiro por lá, vimos a dificuldade de alguns turistas desavisados.


Mercados: Tanto na cidade de Alto Paraíso quanto na Vila de São Jorge vão encontrar mini mercados para o essencial.


Centro de atendimento ao turista em Alto Paraíso

QUANTOS DIAS FICAR NA CHAPADA DOS VEADEIROS:

Uma pergunta que todos se fazem normalmente, quantos dias na região?

Ficamos 4 noites, não conseguimos ver tudo que queríamos, até porque ver as 70 atrações catalogadas da região é uma tarefa impossível para uma única ida a Chapada dos Veadeiros.

Mas se puderem, fiquem 7 dias no mínimo, assim vão conseguir ver com calma o principal. Fora que, muitas atrações são de dia inteiro, contando com os deslocamentos. Leia mais aqui sobre o que vimos por lá Chapada dos Veadeiros e suas atrações.


CUIDADOS COM A SAÚDE:

-É recomendável (NÃO OBRIGATÓRIO) tomar vacina contra febre amarela dez dias antes da viagem. A vacinação é gratuita e pode ser feita em postos de saúde.

-Tomar muita água (importantíssimo carregar água para todas atrações).

-Não vá para as trilhas sem levar uma comida, sanduíche, barrinha de cereais, enfim, algum lanche para se alimentar durante o trajeto.



O QUE NÃO PODE FALTAR NA MALA:


- Repelente - Protetor Solar - Tênis confortável para longas caminhadas. E lembrando que pode molhar, então não leve somente um. O bom mesmo para região é uma bota de trilha. - Chapéu ou boné - Óculos de sol

- Roupas confortáveis para as trilhas (dê preferencia por roupas que sequem mais fácil) e maio, biquíni ou calção para banho nas cachoeiras.

- Aqui a dica pessoal minha (Cleo): não se preocupe com looks para noite, não vai utilizar. Não é viagem para ocupar espaço na bagagem com roupas que não vão se fazer necessárias. Tudo na região é simples, roupas esportivas vão cair bem a qualquer hora do dia. - Não esqueçam de levar uma boa mochila para levar nas trilhas.



ÉPOCA PARA IR A CHAPADA DOS VEADEIROS:

A Chapada dos Veadeiros é para ser visitada o ano inteiro, mas é importante saber que tem duas estações bem definidas e que oferecem experiências distintas.


Entre os meses de maio e setembro, a Chapada dos Veadeiros é conhecida como época da seca e ausência quase total de chuvas.


Já nos meses de outubro a abril as chuvas são constantes.


O tempo influência, e muito, na experiência, por isso é preciso estar ciente do que vão encontrar em cada período.


Para quem quer ver o volume de águas das cachoeiras, a época das chuvas é a mais indicada, o clima também, com temperaturas um pouco mais amenas de dia e a noite são fresquinhas.


Mas lembrando, vai ser a época que podem pegar dias seguidos de chuva, que foi o nosso caso.


Fomos no final de Março. Parte boa, baixa temporada. Parte ruim, demos muito azar com tempo. Tivemos um único dia de sol. Mas como tudo tem uma compensação, o volume de águas nas cachoeiras foi um espetáculo inesquecível.


Banho na cachoeira Capivara

Já no verão, vá ciente das altas temperaturas, mas vai ter a compensação do volume mais baixo das águas que proporcionam, durante as trilhas, belos banhos nas piscinas naturais.


Se fossemos hoje, iriamos no período do início da estiagem, entre abril e junho.

Pelo que soubemos a Chapada não esta tão cheia de turistas, a vegetação ainda apresenta tons de verde, que são lindos, e as cachoeiras normalmente estão com muita água ainda e com temperaturas agradáveis.


E porque falamos isso? A experiência com o período de chuva foi desfavorável pelo volume da mesma. Mas não quer dizer que vai ser para todos, afinal o tempo de um ano para outro é diferente. E o verão, pelo que ouvimos, na medida que a seca avança, a vegetação muda para tons marrons, as cachoeiras perdem força, algumas até mesmo desaparecem.

A nossa dica é que pesquisem bastante antes de comprar a passagem aérea, e decidam o que for mais do seu agrado, afinal toda época vai ter o lado bom e o ruim.



Espero que este post ajude vocês com a organização da viagem a Chapada dos Veadeiros. E se gostou das nossas dicas se inscreve ai no nosso blog, vamos ficar muito felizes em ter você por aqui nos acompanha



POLITICA DO BLOG



Programe sua viagem:

Passagens com buscador Skyscanner

Encontre seu hotel em Granada no Booking

Viaje conectado e com chip entregue em casa

Faça sua cotação Seguro Viagem com os melhores preços garantidos

Alugue seu carro na Rentcars em até 12 vezes







25 visualizações